Já pensou oferecer ao seu cliente a flexibilidade de renegociar uma dívida de maneira totalmente autônoma, em qualquer lugar e a qualquer momento? Isso só é possível graças ao Portal de autonegociação ou Portal de negociação, como também é conhecido.
Fato é, proporcionar atendimentos de excelência e encantar os clientes são desafios cruciais para qualquer negócio em uma era digital tão repleta de informações. Atualmente, 65% dos consumidores desistem de finalizar ou retornarem compras após experiências ruins com atendimento, segundo uma pesquisa feita pelo E-commerce Brasil.
A porcentagem é bem significativa e destaca a necessidade de investir em um atendimento de qualidade e excelência, especialmente na gestão de cobrança de inadimplentes. Agora mais do que nunca, é fundamental disponibilizar diversos canais que atendam às diferentes necessidades dos clientes, e é neste cenário que entra o portal de autonegociação desempenhando um papel fundamental.

O que é Portal de autonegociação?
O portal de autonegociação é uma plataforma online, onde seus clientes inadimplentes podem de forma autônoma, conforme o próprio nome sugere, renegociar suas dívidas, verificar débitos pendentes, estabelecer acordos e gerar a segunda via de boletos, tudo de forma automatizada.
O seu principal destaque, vai para sua praticidade, onde permite que os consumidores acessem a plataforma de qualquer lugar, a qualquer dia e horário, ajustando-se à sua rotina. Essa flexibilidade concede ao cliente total autonomia para resolver questões financeiras com sua empresa.
Isso não apenas proporciona maior bem-estar ao cliente, mas também contribui para estabelecer uma relação mais harmoniosa com o seu negócio no momento em que regularizam suas obrigações.
Como funciona um Portal de autonegociação?
Por meio do portal, os devedores podem acessar uma plataforma online que oferece diversos Tipos de logins, aos quais podem variar conforme o nível de segurança que a plataforma dispõe.
Geralmente, o primeiro login pode incluir o uso de CPF/CNPJ com uma chave enviada por e-mail ou SMS, juntamente com um processo de autenticação. Após esse primeiro login inicial, é possível utilizar apenas CPF/CNPJ e senha escolhida pelo usuário para os futuros acessosf.
Após a identificação do seu cadastro, o sistema oferece opções de negociação automatizadas com base em parâmetros pré-definidos pela empresa credora. Isso pode incluir descontos, formas de pagamento ou outros planos de renegociação, as quais os devedores devem escolher as que melhor se adequem às suas possibilidades financeiras.
E quais seus principais benefícios?
Redução de custos
O investimento no portal de autonegociação pode ser altamente vantajosa a longo prazo para empresas que procuram reduzir custos, graças à disponibilidade 24 horas de atendimento por dia. Essa característica elimina a dependência de operadores, contribuindo para uma gestão eficiente e econômica.
Flexibilidade nos horários
A restrição do horário comercial pode ser um obstáculo para uma parcela dos inadimplentes, pois a grande maioria das pessoas estão trabalhando ou realizando outras tarefas essenciais nesse período, tornando difícil lidar com as suas questões financeiras.
Redução da inadimplência
Graças à variedade de opções de pagamento, soluções flexíveis, comunicação transparente, experiência simplificada e uma série de outras vantagens oferecidas pelo portal, a integração desses elementos cria um ambiente propício para a diminuição da inadimplência.
Integração com sistemas
A integração eficiente com sistemas de gestão de cobrança facilita o rastreamento e a administração eficaz das negociações, proporcionando uma visão abrangente dos processos.
Experiência do cliente
Como mencionado anteriormente neste post, o bom atendimento efetivo ao seu cliente é crucial. Com o portal, é possível melhorar experiência para os devedores, permitindo-lhes negociar de forma autônoma e personalizada, promovendo assim uma interação mais positiva e efetiva.
Principais funcionalidades de um portal de autonegociação
Um portal de autonegociação é essencial quando o assunto é cobrança de inadimplentes, isso porque ele permite uma maior flexibilidade para o cliente tratar as dívidas em aberto, tornando o processo de recuperação de crédito simples e eficaz. Algumas funcionalidades essenciais para o portal incluem:
Layout customizável
Negociações automatizadas
Emissão de boletos
Cadastro e atualização de dados
Simulação de propostas de negociações
Emissão e aceite do termo de negociação por parte do seu cliente
Formalização de acordos

Ao incorporar essas funcionalidades dentro da sua estratégia de cobrança, um portal de autonegociação pode melhorar a eficiência dos seus processos de recuperação de créditos, aumentando a satisfação do cliente e otimizando a gestão de cobrança.
Conheça as soluções da Siscobra Sistemas
Agora que você já sabe tudo sobre como implantar o portal da sua empresa e facilitar a negociação de dívidas, chegou o momento de conhecer: Siscobra Sistemas.
O portal Siscobra é um serviço opcional disponível para nossos clientes que está integrado com duas de nossas Soluções para cobrança. Nele, é possível personalizar o layout de acordo com a identidade visual do seu negócio, oferecer atendimento 24 horas por dia, emitir boletos, realizar acordos a qualquer momento, etc…
Se o consumidor estiver com dívidas em atraso, ele pode fazer a renegociação. Nesse caso, o portal exibe valores para pagamento, quantidade máxima de parcelas e data, tudo baseando-se pela regra do credor.
Outra opção é usar o portal para disponibilizar a segunda via do boleto. O acesso é o mesmo e, em minutos, o seu consumidor terá em mãos o documento.
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