Mensagem para cobrança: 20 modelos para enviar aos clientes

Na hora de pensar em uma mensagem para cobrança via SMS, E-mail, Whatsapp ou qualquer outro meio de comunicação, você enfrenta dificuldades para construí-la? Não sabe quais informações incluir ou qual deve ser o tom ideal do comunicado?

Uma mensagem para cobrança eficiente deve ser objetiva, respeitosa e persuasiva, garantindo que o cliente entenda a situação e se sinta incentivado a regularizar sua pendência. Para facilitar essa tarefa, preparamos 20 modelos que podem ser usados em sua operação de cobrança.

Continue lendo e fique por dentro das sugestões para aprimorarem suas estratégias! Além disso, compartilhamos dicas essenciais para tornar suas mensagens mais eficazes e melhorar seus resultados.

Enviando mensagem para cobrança.

Qual a importância da comunicação dentro da cobrança?

Montar e enviar uma mensagem para cobrança exige equilíbrio entre manter um bom relacionamento com o cliente, reduzir a inadimplência e garantir o recebimento de valores em atraso.

A comunicação é a chave para tornar esse processo mais eficiente. Com uma abordagem transparente e amigável, é possível negociar acordos sem comprometer a experiência do consumidor. Além disso, seguir as diretrizes do Código de Defesa do Consumidor evita futuras dores de cabeça e problemas jurídicos por conta de cobranças abusivas.

Ao redigir uma mensagem de cobrança, é fundamental usar as palavras corretas, incluindo informações obrigatórias, como nome, CNPJ/CPF e dados do débito. Dessa forma, você garante um processo claro, profissional e dentro da lei.

Modelo de mensagens de cobrança para cliente 

Entender a importância da comunicação na recuperação de crédito ajuda a compreender a necessidade de ter modelos de mensagem de cobrança para usar na estratégia.  

Abaixo, você confere ideias de modelos para todas as etapas, desde a preventiva até a negativação. 

Cobrança preventiva

Mensagem 01

Olá, [Nome]! Apenas um lembrete: o vencimento da sua fatura está próximo, no dia [Data]. Para evitar juros, acesse [Link de pagamento]. Qualquer dúvida, estamos à disposição!

Mensagem 02

Olá, [Nome]! Sua fatura no valor de [Valor] vence em [Data]. Para evitar atrasos, acesse seu boleto aqui: [Link]. Qualquer dúvida, fale conosco!

Mensagem 03

Oi, [Nome]! Identificamos que sua fatura no cartão vence em breve. Evite transtornos e confira os detalhes do pagamento aqui: [Link]. Estamos à disposição!

Mensagem 04

Olá, [Nome]! Para manter seu acesso ao [Nome do Serviço] sem interrupções, lembre-se de que sua mensalidade vence em [Data]. Pague aqui: [Link].

Mensagem 05

Prezado(a) [Nome], sua fatura referente ao serviço [Nome do Serviço] vence em [Data]. Para garantir a continuidade sem juros, efetue o pagamento em [Link].

Cobrança para inadimplentes

Mensagem 06

Olá, [Nome]! Notamos que sua fatura de [Valor] venceu em [Data]. Se já realizou o pagamento, desconsidere este aviso. Caso contrário, acesse [Link de pagamento] e regularize sua situação. Precisando de ajuda, estamos à disposição!

Mensagem 07

Olá, [Nome]. Seu pagamento referente à fatura de [Valor] continua pendente desde [Data]. Evite juros e restrições no CPF/CNPJ! Regularize agora em [Link] ou fale conosco para negociar.

Mensagem 08

Atenção, [Nome]! Sua fatura de [Valor] venceu há [X dias] e pode gerar restrições no CPF/CNPJ. Evite transtornos regularizando agora: [Link]. Caso já tenha pago, ignore esta mensagem.

Mensagem 09

Olá, [Nome]. Sabemos que imprevistos acontecem! Por isso, oferecemos condições especiais para quitar sua dívida de [Valor]. Entre em contato e veja as opções: [Contato/Link].

Mensagem 10

Último aviso, [Nome]! Sua dívida de [Valor] vencida em [Data] pode ser encaminhada para cobrança judicial. Para evitar restrições, regularize agora: [Link].

Aviso de negativação

Mensagem 11

URGENTE! [Nome], sua dívida de [Valor] vencida em [Data] será enviada para negativação em até [X dias]. Evite restrições no CPF/CNPJ! Regularize agora: [Link].

Mensagem 12

Olá, [Nome]. Seu débito de [Valor] ainda está pendente. Caso o pagamento não seja realizado em até [X dias], seu nome será negativado. Acesse: [Link] e evite transtornos.

Mensagem 13

Prezado(a) [Nome], identificamos uma pendência em seu nome no valor de [Valor], vencida em [Data]. Para evitar negativação no SPC/Serasa, regularize agora: [Link].

Mensagem 14

[Nome], seu débito de [Valor] está vencido e poderá ser registrado nos órgãos de proteção ao crédito em [X dias]. Para evitar essa situação, pague agora: [Link] ou entre em contato.

Mensagem 15

Olá, [Nome]. Informamos que, caso sua dívida de [Valor], vencida em [Data], não seja quitada até [Prazo], seu nome será negativado. Evite esse transtorno! Regularize aqui: [Link].

Pagamento recebido

Mensagem 16

URGENTE! [Nome], sua dívida de [Valor] vencida em [Data] será enviada para negativação em até [X dias]. Evite restrições no CPF/CNPJ! Regularize agora: [Link].

Mensagem 17

Olá, [Nome]. Seu débito de [Valor] ainda está pendente. Caso o pagamento não seja realizado em até [X dias], seu nome será negativado. Acesse: [Link] e evite transtornos.

Mensagem 18

Prezado(a) [Nome], identificamos uma pendência em seu nome no valor de [Valor], vencida em [Data]. Para evitar negativação no SPC/Serasa, regularize agora: [Link].

Mensagem 19

[Nome], seu débito de [Valor] está vencido e poderá ser registrado nos órgãos de proteção ao crédito em [X dias]. Para evitar essa situação, pague agora: [Link] ou entre em contato.

Modelo 20

Olá, [Nome]. Informamos que, caso sua dívida de [Valor], vencida em [Data], não seja quitada até [Prazo], seu nome será negativado. Evite esse transtorno! Regularize aqui: [Link].

O que seguir para criar um modelo de mensagem para cobrança 

Se você chegou até aqui e gostaria de desenvolver as suas próprias mensagens de cobrança para clientes, separamos algumas boas práticas. Lembre-se que o ideal é um texto curto, mas capaz de transmitir as principais informações. 

Seja claro e objetivo

Mensagens curtas são mais eficientes. Informe o valor devido, a data de vencimento e um link de pagamento, sem rodeios.

Exemplo:
Olá, [Nome]! Sua fatura de [Valor] vence em [Data]. Evite atrasos acessando [Link de pagamento]. Qualquer dúvida, estamos à disposição!

Utilize um tom profissional e respeitoso

A cobrança não precisa ser um momento desconfortável para você e o cliente. Aborde o assunto de forma respeitosa e profissional, evitando uma linguagem agressiva. Use palavras positivas que incentivem a regularização da pendência de maneira natural e amigável.

Exemplo:
“Olá, [Nome]. Notamos que sua fatura ainda está em aberto. Se precisar de ajuda para regularizar, estamos disponíveis para negociação. Fale conosco: [Contato].”

Personalize a mensagem

A personalização da mensagem é importante por diversos motivos. Primeiro, porque é uma forma de tornar a informação mais clara e direta, não deixando dúvidas a respeito de quem está sendo cobrado. Em segundo, torna a comunicação mais pessoal e melhora o relacionamento.

Incluir o nome do cliente e detalhes do pagamento torna a comunicação mais direta e evita que a mensagem pareça genérica ou automatizada.

Forneça facilidades nos pagamentos

Sempre inclua um link direto para o pagamento ou instruções claras sobre como quitar a dívida. Isso reduz a chance de atrasos por esquecimento.

Respeite a legislação e escolha o melhor horário para envio

De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, a cobrança não pode expor o cliente a situações constrangedoras ou ameaças. Por isso, enviar as mensagens em horários comerciais para garantir que o cliente veja e possa agir rapidamente, é essencial. Evite contatos muito cedo ou tarde da noite.

Ofereça alternativas de negociação

Se o cliente estiver inadimplente, mostrar disponibilidade para parcelamento ou negociação pode aumentar as chances de recebimento.

Seguindo essas boas práticas, sua mensagem para cobrança será mais eficaz, profissional e bem recebida pelos clientes!

Automatize seu envio de mensagem para cobrança com a Siscobra Sistemas!

Com os modelos e dicas em mãos, chegou o momento de conhecer o terceiro elemento essencial para uma estratégia de cobrança eficiente: um sistema de cobrança automatizado.

A Siscobra Sistemas possui soluções feitas sob medida para cada necessidade especifica! Com Softwares desenvolvidos especialmente para a gestão de cobrança, nossas soluções atendem Escritórios jurídicos, Credores, Call Centers, Assessorias terceirizadas e muitos outros segmentos, proporcionando eficiência em todas as etapas da recuperação de crédito.

Entre as diversas funcionalidades, permite o envio automatizado de mensagens de cobrança via SMS, E-mail e WhatsApp, garantindo que seus clientes sejam notificados por todos os canais de comunicação, de forma estratégica e simples.

A seguir, confira alguns detalhes e descubra como tornar sua operação de cobrança mais eficiente!

Envio de mensagem para cobrança via Whatsapp

WhatsApp tornou-se a rede social de mensagens mais popular entre os brasileiros. Pesquisas revelam que 96% dos usuários acessam o aplicativo diariamente, o que confirma a importância das pessoas em relação à comunicação que o app fornece. Além disso, o WhatsApp já é uma ferramenta indispensável nos negócios, e ao menos 95% das empresas o utilizam em sua operação, segundo Olhar Digital.

Uma pesquisa realizada pela Opinion Box mostrou que 9 a cada 10 pessoas checam o app pelo menos uma vez no dia; 59% acessam o WhatsApp diversas vezes e 36% o deixam aberto o tempo todo. Independentemente do cargo que ocupe ou do contexto em que vive, é inegável que este app já faz parte da forma na qual as pessoas se comunicam.

E é por isso que com a Siscobra Sistemas o envio de mensagem por WhatsApp é possível! Esse disparo pode ser feito em lote ou individual, por meio de integração. Abaixo, veja as principais ações dentro do sistema:

Envio de Boletos via WhatsApp

As mensagens para cobrança podem incluir o envio da linha digitável ou do arquivo PDF do boleto diretamente pelo WhatsApp. Isso facilita o acesso do cliente e aumenta as chances de pagamento dentro do prazo.

Mensagens para cobrança de clientes inadimplentes

Com as soluções da Siscobra Sistemas, também é possível configurar mensagens automáticas para clientes inadimplentes, incluindo links para pagamento e redirecionamento ao portal de autonegociação.

Monitoramento e acompanhamento das mensagens

Acompanhamento e monitoramento das mensagens enviadas em tempo real para garantir que a estratégia de cobrança esteja acontecendo.

Envio de SMS para cobrança

Outra opção eficiente é o envio de SMS para qualquer celular, independente do tipo ou modelo e do cliente ter conexão com a internet.

Funcionalidades de SMS no Siscobra Sistemas:

  • Cadastro de mensagens: Gerencie modelos de mensagens pré-configuradas para edição ou exclusão.
  • Disparo de SMS individual ou em massa: Escolha entre disparos massivos ou personalizados.
  • Histórico de mensagens (Logs): Consulte os registros de envio.
  • Personalização com variáveis: O uso de variáveis também está disponível para SMS.


Pronto para otimizar sua gestão de cobrança? Experimente as soluções da Siscobra Sistemas e descubra como personalizar suas mensagens, acompanhar seus resultados e diminuir a taxa de inadimplência.

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