Já imaginou ter acesso a arquivos, armazenamentos, processamento de dados e até mesmo softwares, de maneira totalmente remota pela internet? Essa realidade já é possível com a Computação em nuvem!
Quem não sabe o que é, busca saber mais sobre o assunto, quem conhece, busca maneiras de implementá-la e quem já a utiliza, sempre fala sobre os excelentes resultados que consegue com ela.
Neste post iremos explicar o que é, quais seus benefícios e como essa tecnologia pode mudar totalmente sua empresa.

O que é Computação em Nuvem?
Cloud Computing, também conhecida como Computação em Nuvem, é basicamente uma tecnologia que permite acesso remoto a armazenamento de arquivos, processamento de dados e softwares por meio da internet.
- Cloud computing é uma ação, a execução de uma carga de trabalho em uma nuvem.
- As nuvens são ambientes, locais onde as aplicações são executadas.
- Tecnologias são coisas, como programas de software e equipamentos de hardware usados para criar e usar nuvens.
Podendo ser acessados a qualquer hora, o cloud computing proporciona às empresas mais flexibilidade em relação a dados e informações.
Se torna ideal para empresas com diferentes ambientes de trabalho e com sedes ao redor do mundo. Com o mínimo de gerenciamento, todos os softwares na nuvem podem ser dimensionados sob demanda, necessitando apenas de uma conexão com a internet.
Como funciona?
O cloud computing utiliza uma camada de rede para conectar desde os dispositivos de ponto periférico dos usuários, como computadores, smartphones e acessórios portáteis, a recursos centralizados no data center.
Em outras palavras, cloud computing é uma tecnologia que dá às empresas a capacidade de executar soluções de TI diretamente em servidores remotos. Ela aumentou a performance e a disponibilidade de uma série de ferramentas de TI utilizadas no ambiente corporativo, como servidores virtualizados, softwares de gestão e suítes de aplicativos de escritório.
Existem 3 tipos de computação em nuvem: o público, o privado e o híbrido. Se você tem uma empresa e planeja usar um serviço na nuvem, tenha em mente que a escolha dependerá de fatores relacionados a custo, disponibilidade, desempenho e expectativas. A seguir, você verá como cada nuvem funciona:
Nuvem pública (Public cloud)
Nesse modelo, o cliente é responsável pelo que será enviado para a nuvem, seja um backup, um aplicativo ou alguns arquivos, enquanto o provedor de nuvem está preocupado com a manutenção, segurança e gerenciamento de todos os recursos.
Na nuvem pública, tudo está disponível na web e compartilhado entre vários usuários que o usam simultaneamente (mas separadamente), o que mantém os recursos padronizados.
Esse modelo acaba sendo mais barato ao oferecer soluções unificadas. Portanto, a nuvem pública é indicada para empresas que desejam economizar em investimentos.
Nuvem privada (Private cloud)
Nesse modelo, a empresa mantém a infraestrutura da nuvem em seu domínio interno e oferece acesso restrito a usuários selecionados, como funcionários e parceiros.
A nuvem privada oferece à empresa a possibilidade de personalizar as funções e o suporte às suas necessidades. Como a nuvem é projetada exclusivamente para ela, todos os processos são direcionados para a realidade do negócio.
Para instituições governamentais e financeiras, que devem seguir certos regulamentos e regras específicas sobre segurança e privacidade de dados e informações, a nuvem privada é a mais indicada.
Nuvem híbrida (Hybrid cloud)
Quando falamos sobre a nuvem híbrida, nos referimos à união dos dois anteriores, ou seja, a combinação que permite compartilhar dados e aplicativos entre os dois tipos de nuvem citados.
Assim, de acordo com a necessidade e a estratégia do negócio, alguns recursos são utilizados de forma privada, outros são utilizados publicamente ou estão ligados por meio de tecnologias.
Tipos de Cloud computing
Existem diferentes tipos de computação em nuvem, aqui estão alguns deles:
Software as a Service (SaaS)
Com esse modelo, sua empresa não precisa instalar, manter e atualizar hardwares ou softwares. Necessitando apenas da conexão com a internet, o acesso é fácil e simples.
Platform as a Service (PaaS)
Oferece aos desenvolvedores uma plataforma para desenvolver seus próprios projetos de programação, como software ou aplicativos.
Infrastructure as a Service (IaaS)
É um serviço em nuvem que oferece recursos de infraestrutura sob demanda, como computação, armazenamento, rede e virtualização, a empresas e indivíduos pela nuvem.

Principais benefícios
A utilização da Nuvem cresceu expressivamente em todo o mundo durante os últimos anos. Uma projeção da empresa Gartner mostra que o mercado mundial de Nuvem Pública cresceu 17,3% em 2019, atingindo os US$ 206,2 bilhões.
Ir para a Nuvem é uma necessidade e que pode trazer resultados positivos, mostram os números.
Abaixo, veja alguns dos principais benefícios ao utilizar serviços em Nuvem.
Redução de custos
Além de se pensar em um time de especialistas que ficarão de plantão para resolver problemas, quando uma empresa fornece seu próprio software, é preciso pensar nos servidores, que exigem uma fonte de alimentação dedicada, peças de substituição, etc…
Quando o software ou ambiente é na nuvem, custos flutuantes e potencialmente altos com infraestrutura desaparecem, pois os preços são previsíveis. Em troca de um custo fixo de software, o provedor de computação na nuvem deve garantir que o processo se torne tranquilo e ininterrupto.
Segurança
A computação na nuvem é extremamente segura e reduz a necessidade de contratação de times internos de TI. Além dos provedores estarem constantemente preocupados com a segurança e seguirem rigidamente uma série de políticas e controles, ela permite também implementar práticas e tecnologias de segurança de ponta
Controle de qualidade
Manter todos os dados centralizados e sob os mesmos padrões permite registros mais transparentes e otimização das auditorias. Além disso, pensando na operação diária, evita criar várias versões, por exemplo, de uma mesma solicitação ou documento, o que agrega mais conformidade e menos erros ao trabalho diário.
Conclusão
Agora que você entende o conceito de cloud computing, antes de pensar sobre o melhor modelo para o seu negócio, reflita sobre as necessidades e prioridades do seu negócio, pois, é com base nelas que você vai decidir quais serviços são fundamentais e que precisam desse tipo de investimento.