Cobrança via whatsapp com Sistema de cobrança – tudo o que você precisa saber

Afim de evitar a inadimplência, comunicar o consumidor sobre a data de pagamento de uma dívida é uma das ações mais importantes a ser realizada, não concorda? Dessa forma, a cobrança via Whatsapp é indispensável, uma vez que o app está no celular da maioria dos brasileiros – e é o aplicativo mais utilizado no Brasil, segundo uma pesquisa realizada pelo G1.

Porém, essa ação deve ser feita de forma eficiente e cautelosa, afim de evitar futuras dores de cabeça, tanto para o cliente quanto para você ou sua empresa.

Sabemos que esse é um grande desafio, por isso, continue a leitura deste post para ficar por dentro!

É permitido cobrança via WhatsApp?

É comum encontrar gestores que ainda possuem dúvidas sobre a legalidade de fazer cobranças pelo APP, pois sabemos as facilidades e praticidades da notificação de cobrança via Whatsapp.

A resposta é: sim, a cobrança pelo WhatsApp é legal, desde que seja respeitado o Código de Defesa do Consumidor.

Isso quer dizer que é fundamental seguir algumas regras para não agir de forma abusiva.
Como por exemplo:

  • Enviar mensagens apenas em horário comercial; das 08hrs às 18hrs
  • Jamais fazer ameaças ou acusações sobre o pagamento ou para forçá-lo;
  • Não usar palavras que possam ofender o cliente.

Quais as vantagens da cobrança via Whatsapp?

1- Produtividade e agilidade

O atendimento online se tornou uma ferramenta indispensável para empresas que desejam fornecer um serviço de qualidade aos seus clientes. 

Nesse contexto, o WhatsApp Business é uma excelente opção para aumentar a produtividade do atendimento online, oferecendo recursos que podem facilitar e agilizar as interações com os clientes.

Além do negociador poder manter várias interações ao mesmo tempo, o WhatsApp é uma ferramenta extremamente prática que permite muito mais do que apenas mensagens de texto, como por exemplo o envio boleto com a linha digitável em PDF, áudios, etc.

2- Acompanhamento

Controle e monitoramento são um dos aspectos mais importantes quando se trata de cobrança. Isto porque é fundamental saber o que está sendo feito, enviado, recebido, etc.

Com um CRM de cobrança que possui integração com Whatsapp, é possível acompanhar todos os envios e status das mensagens para o cliente inadimplente.

3- Maior efetividade

Comparado a outros meios de notificação, como SMS e E-mail, o Whatsapp também se destaca com uma maior efetividade, além de ser possível validar o telefone do inadimplente.

Uma pesquisa feita pelo UOL mostra que mais 90% dos brasileiros possuem Whatsapp. Também foi o favorito de 44% dentre todas as redes sociais.

4- Redução inadimplência

Um dos maiores benefícios de ter realizar cobrança via Whatsapp com um sistema de cobrança, é as facilidades no processo geral de cobrança e acesso ao cliente, possibilitando a redução da inadimplência.

E como realizar essa cobrança?

  1. Apresentação cordial e educada sua ou da sua empresa;
  2. Informar sobre a data e valor que precisa ser acertado;
  3. As opções de pagamento possíveis que a pessoa pode optar;
  4. Deixar claro que em caso de dúvidas ou dificuldades, você ou sua empresa estão à disposição para ajudar. 

De acordo com o Código do Consumidor, vale ressaltar: comunicações de cobrança não podem expor os clientes ao ridículo e muito menos conter ameaças. Por isso, é muito importante ter cuidado redobrado na construção desse tipo de mensagem.

Respeite o horário comercial

Na hora de planejar e agendar o disparo das mensagens, fique atento! O Código de Defesa do Consumidor estipula que cobranças só podem acontecer entre as 8h e 18h, de segunda a sexta — ou seja, nada de fins de semana e feriados.

Elabore templates

O WhatsApp é um meio  muito interessante para lembrar o consumidor de um pagamento que ele ainda precisa fazer. 

Mas, como já mencionamos, para que essa cobrança seja eficiente, é preciso tomar alguns cuidados na hora de escrever os textos. 

Tire um momento para redigir os textos que serão enviados nas mensagens. Dessa forma, você terá tempo para revisá-los, fazer ajustes e desenvolver com calma o que será dito. Depois, é só deixar salvo e agendado no seu CRM de cobrança. Assim, toda vez que precisar, vai ter um modelo pronto para apenas enviar.

Tenha opções personalizadas

Disponibilize opções de pagamentos personalizadas para seus clientes.

Também é importante que a sua empresa esteja aberta a negociações, afinal, cada caso é um caso. Você pode ter um cliente fiel e bom pagador mas que, por algum motivo, está atravessando uma dificuldade financeira, por exemplo. 

Use um CRM de cobrança com cobrança via Whatsapp

Procurando um software de cobrança que permite enviar vencimento do boleto pelo Whatsapp e com muitas outras opções de notificações e ferramentas? Nossas soluções podem te ajudar!

Com um CRM, é possível centralizar todas as ações de cobrança em um único lugar, facilitando toda a organização e tornando sua operação mais ágil e eficaz com as seguintes facilidades:

  • Envio de boletos em linha digitável ou arquivo PDF
  • Envio de mensagens individuais via telecobrança (mensagens configuradas e personalizadas)
  • Acompanhamento de mensagens enviadas.
  • Muitas outras ferramentas.

Importante reforçar que esta funcionalidade não é para práticas de spam e que segue os mesmos termos do WhatsApp.

E o melhor: com o Siscobra, não há cobrança de mensalidade para esse serviço. A sua empresa paga apenas por notificação enviada, quando enviar.

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