A inadimplência é um grande problema no Brasil e um dos maiores desafios de quem empreende, é saber como diminuir seus impactos negativos nas finanças da empresa.
Isso porque se o dinheiro de uma venda não entra na data programada, o fluxo de caixa fica prejudicado, podendo dificultar o pagamento de fornecedores e outras despesas.
O mais recente levantamento da Serasa, com dados do inicio de 2023, indicaram que a inadimplência no Brasil voltou a crescer, após desaceleração no ano anterior. Com um aumento de mais de 5 milhões de pessoas, o indicador de inadimplência aponta 70,09 milhões de brasileiros com o nome restrito, número equivalente a 36% da população adulta.
Isso expõe a importância em tomar os devidos cuidados, para assim, suas finanças não ficarem prejudicadas, além disso, a falta de apoio ao cliente para que se facilite a transação, assim como o desconhecimento de ferramentas de cobrança eficazes e modernas, tornam-se uma bola de neve perfeita para que o consumidor desista do seu negócio.
Imagine agora, por exemplo, como o gestor pode dar conta de previsões orçamentárias e orientar suas tomadas de decisões pensando no futuro do negócio se ele não tem controle nem certeza de sua receita a cada mês que passa?
Pensando nisso, nós preparamos 05 passos para reduzir a inadimplência em seus negócios, leia até o final!

O que é um cliente em inadimplência?
Os clientes em uma situação de inadimplência são aqueles que, após realizarem uma compra com a empresa, não conseguiram cumprir financeiramente os acordos de pagamentos estabelecidos.
A inadimplência pode ocorrer de diversas maneiras e contextos, como compras a prazo, financiamentos, contratos de serviços, entre outros. Ela representa um risco para a empresa ou prestador de serviços, pois pode impactar negativamente o fluxo de caixa e a capacidade de honrar compromissos financeiros próprios.
Para lidar com clientes em situação de inadimplência, as empresas geralmente implementam estratégias como lembretes de pagamento, negociações para parcelamentos, envio de notificações e, em casos mais graves, recorrem a medidas legais ou a serviços especializados em recuperação de crédito.
05 Dicas para clientes que estão em situação de inadimplência
1- Faça uma consulta e tenha critérios
Antes de disponibilizar crédito, é recomendável ter critérios para oferecer crédito a clientes, como consultar o CPF ou CNPJ em órgãos de proteção ao crédito.
Dessa forma, você consegue filtrar clientes com menos risco de inadimplência na hora de vender a prazo, agindo preventivamente.
2- Régua de cobrança
A régua de cobrança é uma ferramenta que determinará de que forma sua empresa fará a cobrança de clientes inadimplentes. Ela define datas específicas para enviar lembretes, disponibilizar meio de pagamento, informar sobre fatura atrasada, entre outros eventos importantes para uma cobrança bem-sucedida.
Ou seja, deste modo todos os contatos são planejados e a empresa consegue combater a inadimplência com um processo organizado, desde o recebimento do boleto (cobrança no cartão de crédito, débito automático ou a forma escolhida) até um eventual atraso ou situação inadimplente.
3- Automatize sua cobrança
Recuperar um crédito atrasado não é uma tarefa simples e para te auxiliar na missão de reverter estes clientes inadimplentes, é essencial contar com uma solução que possa otimizar e automatizar seu processo de cobrança.
Com um Sistema de cobrança bem integrado, é possível organizar todo ciclo da cobrança dentro da sua empresa, automatizar processos cansativos, ter visão e controle das contas a pagar, entregando resultados positivos.
Além disso, ter uma boa ferramenta deixa o método de pagamento mais seguro para seus clientes e dispensa maiores burocracias, resultando em uma gestão financeira de qualidade, garantindo uma boa experiência ao consumidor e evitando a inadimplência.
4- Benefícios a bons pagadores
Estimular os clientes a efetuarem os pagamentos nos prazos é uma prática que pode significativamente melhorar a diminuição da inadimplência dentro da sua empresa.
Para isso, é possível implementar estratégias como oferecer descontos, conceder bônus para futuras compras ou até mesmo pontos que podem ser trocados por recompensas para aqueles que realizam seus pagamentos dentro do prazo estabelecido.
5- Contrate uma empresa terceirizada
Uma empresa terceirizada, também conhecida como assessoria de cobrança, é uma empresa que tem como único propósito: recuperar os valores em aberto deixados por clientes inadimplentes.
Por conta da complexidade em fechar acordos, a contratação pode ser benéfica para a redução da inadimplência dentro da sua empresa, tendo em vista que, com bons planejamentos estratégicos e amplo conhecimento, recuperar uma dívida pode se tornar algo simples e sem maiores dores de cabeça.

Conte com a Siscobra Sistemas para reduzir a inadimplência!
A tarefa de reduzir a inadimplência em sua empresa tornou-se mais simples com uma de nossas soluções para cobrança. Contamos com softwares adequados a diferentes necessidades, seja para credores, assessorias de cobrança, call centers, etc. Proporcionamos ferramentas adequadas que facilitam o processo, garantindo eficácia em cada etapa do processo de cobrança.
Com nosso CRM para cobrança, você pode visualizar todo fluxo de cobrança junto de uma variedade de relatórios de indicadores gerenciais e gráficos de acordo com a realidade da cobrança de seu negócio, automatizar processos cansativos, ter controle das contas a pagar. Você também pode configurar lembretes de cobrança automáticos via régua de cobrança, para agir preventivamente no combate à inadimplência.
Além das funcionalidades do sistema, contamos com um time técnico de analistas e desenvolvedores que podem criar ferramentas e adaptar o sistema a sua realidade. Nossas customizações podem tornar o seu dia a dia mais inteligente e integrado!
Quer conhecer mais sobre nossas soluções em cobrança? Acesse www.siscobra.com.br e agende uma demonstraão sem compromisso!